segunda-feira, 28 de novembro de 2011

QUEM JÁ ESCREVEU UM BOM ROMANCE?

Quem já escreveu um bom romance?


Talvez a maioria de nós já domina razoavelmente a técnica da ficção. Alguém até imagina que o seu livro seja bom, e se enaltece com alguns poucos elogios de amigos ou parentes. Porém, mesmo que o livro seja realmente bom, geralmente falta alguma coisa, a qual passou despercebida para nós, e com certeza, irá impedi-lo de subir. Por exemplo, talvez o livro precise de um personagem com o qual os leitores prontamente se identifiquem. Ou a história transcorra num ambiente que as pessoas gostariam de conhecer, em vez de uma tenebrosa favela do Rio de Janeiro, ou um bairro pobre de Nova Iorque. Ou, quem sabe necessite o livro de uma grande questão dramática, que prenda o leitor do princípio ao fim. Assim, coisas que podem parecer insignificantes, são às vezes de grande valor para a qualidade daquilo que apresentamos ao nosso leitor.
Você é um contador de histórias que já teve um romance publicado? Se já teve, e acredita ter dominado com habilidade os elementos essenciais na arte de escrever romances, leve em consideração que em todos os setores artísticos os pequenos detalhes é que influenciam no resultado final. Quem sabe o seu trabalho tenha sido até elogiado, ou mesmo ganhado algum prêmio, todavia você não consegue ainda viver do mesmo, ou confesse que os rendimentos daí provindos não são totalmente satisfatórios aos seus anseios.
Então precisamos melhorar. Não estou aqui para ensinar ninguém. Longe de mim tal pretensão. Mas, se tem algum valor o que digo, e se alguém ler com proveito, tenho grande satisfação com isto. Embora, o que escrevo aqui seja mais para o meu aprendizado do que qualquer outro. É aconselhável também que demos uma olhada nas listas de best sellers atuais, para nos inteiramos do que estão escrevendo. Termos uma base do que são as exigências dos leitores. E, principalmente, ler alguns, a fim de estarmos ao par das suas técnicas, e o que há de interessante em suas histórias ao leitor atual. Assim trilharemos o caminho que nos conduzirá ao nosso objetivo.

2 comentários:

  1. Seu texto foi bastante útil pra mim, tenho objetivo de publicar livros, e agora vou pensar mais nesses detalhes!

    http://bruna-morgan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amiga Bruna Morgan. É um prazer e honra tê-la como leitora dos meus textos. Espero que consigamos os nossos objetivos.

    Lembrando que já sou um seguidor do seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir