segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VOCÊ TEM UM PROJETO?

 


Para construir, ou se criar alguma coisa é necessário que seja antes projetada. De início, tudo o que é concebido, seja a criação de uma nova estrutura, um aparelho, ou a edificação de uma casa, aparece através de imagens em nossa mente. Em seguida passamos ao esboço da mesma, isto é, colocar tais imagens no papel, para que possamos melhor visualizá-las, procedendo as suas devidas correções e aperfeiçoamentos. Isto não quer dizer que para a criação de um livro tenha que ser diferente. O processo é o mesmo, desde a concepção inicial da história, usando-se os mesmos procedimentos da construção de um edifício ou o traçado de uma nova rodovia: O esboço.
O esboço é um desenho rústico do que se vai projetar. Os primeiros traços do que se deseja criar. É com isto que as ideias vão se aperfeiçoando, e o projeto vai criando vida e tomando forma. Aos poucos, de maneira espetacular a história se desenvolve, os personagens saltam, de repente, às diversas ações a que são predestinados, e as inúmeras cenas são engendradas à trama, como a aranha tece vagarosamente a sua teia. Eu não acredito que um romance que se preze possa ser escrito sem um rigoroso planejamento.
Você pode dizer: Eu não perco tempo com isto, e escrever de acordo com as ideias que lhe vão surgindo na cabeça. Porém, no meu entender, tal procedimento se torna muito mais trabalhoso do que seguir um roteiro previamente traçado. Pois, no caso de qualquer modificação na trama, ou outra que seja, devemos ter um perfeito senso de orientação no tocante aos diversos pontos atingidos no transcorrer da história. Ao passo que no esboço tudo se torna mais simples, devido o mesmo ser resumido, e conter uma delineação geral de todos os capítulos e as respectivas cenas do início ao fim da narrativa. O esboço por si só já deve ser suceptivel às alterações, e serem escritos no caso, para o mesmo livro, quantos se fizerem necessários.
Como os traços iniciais de uma pintura ou desenho, o esboço de um livro equivale ao caminho a ser seguido na longa e árdua tarefa de contar com perfeição uma história. E é o que nos dá a garantia de que tal trabalho será bem executado, pois todo o projeto feito com dedicação e carinho resulta numa obra de qualidade e boa aceitação.



Um comentário:

  1. Muito interessante, seu espaço.. Gostei, voltarei aqui numa madrugada qualquer para ler-te com mais calma... Obrigado por ter ido lá em casa, bjuss Ivo. Até mais...

    ResponderExcluir